O evento será realizado 13 e 19 de julho de 2025, com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”. As inscrições já estão abertas!
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) divulgaram o cartaz da 77ª Reunião Anual, que será realizada entre os dias 13 e 19 de julho de 2025. Com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, o encontro tem como objetivo dar visibilidade a todas as regiões do país e destacar a importância da ciência para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, contribuindo para um Brasil mais justo e sustentável.
Desenvolvido pela equipe de design da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) da UFRPE, o cartaz traz como destaque o cacto coroa de frade, escolhido por ser uma alternativa inovadora ao mandacaru, frequentemente utilizado como símbolo do Nordeste. Segundo Bruno Souza Leão, integrante da equipe, o objetivo era criar uma identidade visual contemporânea e tecnológica, alinhada ao espírito do evento.
“A coroa de frade que criamos é um redesenho de uma ilustração clássica, com detalhes gráficos inspirados em códigos binários, simbolizando a fusão entre o tradicional e o tecnológico. A adição de grafismos coloridos resulta em uma imagem forte e impactante, que representa bem o espírito do evento, que é tudo que esperamos do encontro em 2025″, complementa Leão.
Ráian Andrade, também da equipe da Ascom/UFRPE, comenta que, após a escolha do cacto coroa de frade, o grupo decidiu integrar os elementos tecnológicos com cores usadas na programação de software para que refletisse um Nordeste moderno e inovador. “Com essas cores, buscamos unir o tradicional e o tecnológico. A imagem da coroa também remete às ilustrações de livros antigos, como os desenhos usados em biologia antes da fotografia, refletindo um tempo em que os ilustradores desenhavam o que não era conhecido. Essa fusão entre o passado e o presente é um dos conceitos principais do design”, completa.
Claudia Linhares Sales, secretária-geral da SBPC e coordenadora-geral do evento, destaca sua surpresa com o cartaz. “Eu esperava um belo cartaz, mas fui surpreendida por uma peça sem fotos, de grande sensibilidade, com a imagem do cacto coroa de frade florido. Ela representa a aridez e a força do nosso Nordeste, ao mesmo tempo em que transmite a delicadeza e a beleza do Sertão. As cores escolhidas refletem a diversidade e a alegria da nossa cultura pernambucana. É um cartaz que emociona, no qual o elemento binário, associado à tecnologia, dialoga com as nossas raízes”, afirma.
Ao falar sobre o tema do evento, Linhares Sales conta que ele foi escolhido com a UFRPE, atendendo à proposta da universidade de discutir territorialidades durante a Reunião Anual. “Com base na missão da SBPC de promover o progresso da ciência, queremos enfatizar que qualquer avanço passa pelo desenvolvimento da ciência em todos os territórios, materiais e imateriais, que formam nossa nação”, diz.
Sobre as expectativas para o evento, a diretora da SBPC destaca o aspecto único que cada edição assume ao longo do processo de concepção, organização e realização. “Cada edição começa como mais uma entre muitas, mas, ao longo do ano, ela se torna especial devido às peculiaridades territoriais, culturais e políticas do Brasil, que sempre trazem novidades.”
A 77ª Reunião Anual será a primeira a ser realizada na UFRPE e, para marcar essa primeira vez, contará com novidades. “Este ano, a UFRPE sugeriu expandir a ‘SBPC Afro e Indígena’, passando a ser ‘SBPC Afro, Indígena e Comunidades Tradicionais’. A ideia é incluir representantes de diversas comunidades, como ribeirinhos, benzedeiras, bacamarteiros, artesãos da pesca e trabalhadores da cana-de-açúcar, entre outros. Queremos que esses territórios, tanto da academia quanto das comunidades e culturas, dialoguem e se enriqueçam mutuamente”, adianta Linhares Sales.
Créditos
CARTAZ DA 77ª REUNIÃO DA SBPC (UFRPE, Recife, Pernambuco, 2025)
Raian Coelho de Andrade
Bruno de Souza Leão